domingo, 30 de dezembro de 2012

CinePrise Awards - Melhores do cinema 2012

Bom galera, falta poucas horas para o fim de 2012, e resolvi replicar este post do meu amigo Flávio em seu blog "CinePrise - O mundo do cinema em foco". Ele é campeão do TopBlog 2011 na categoria Arte e Cultura. Fiz muita campanha pra ele em 2011 e agora em 2012 também. E ele já está entre os 3 finalistas.

Este post trata dos melhores do cinema em 2012, segundo o autor do Blog.


A poucos dias do encerramento do ano, divulgamos agora nossa lista com os melhores filmes , cineastas, atores e atrizes que em 2012, na opinião do site,  sobressaíram-se, alguns deles agraciados com as premiações mais importantes da sétima arte. Neste ano , voltamos às origens do cinema mudo, desafiamos as possibilidades do 3D , artistas enfrentaram a morte em favor da profissão e no cinema internacional, fora do eixo Hollywood,  as mulheres reivindicaram voz nas decisões quanto aos problemas que afetam a sociedade.
Com vocês, quem brilhou em 2012:

Melhor Ator:
Woody Harrelson (Um Tira Acima da Lei)
Um dos atores mais formidáveis de sua geração, Woody Harrelson deu a vida ao controverso e ameaçador oficial Brow, um anti-herói letal que só se  sente encurralado quando está diante da filha adolescente que o rejeita.
2. Jean Dujardin ( O Artista)
3. Christian Bale (Flores do Oriente)
4. Davis Thewlis (Além da Liberdade)
 5. Tom Holland ( O Impossível)

Melhor Atriz:
 Naomi Watts (O Impossível)
Com 26 anos de carreira e uma dezena de filmes no currículo,Naomi Watts chamou a atenção este ano por seu incrível trabalho em O Impossível , onde a atriz interpreta uma mãe que luta pela sobrevivência junto ao filho , depois que um tsunami arrasou o resort no qual passava férias com a família.
2. Viola Davis (Histórias Cruzadas)
3. Meryl Streep (A Dama de Ferro)
4. Joana Wokalek (A Papisa Joana)
5. Maria Bello (Tarde Demais)

Melhor Diretor:
Michael Hazanavicius (O Artista)

Não foi muito fácil escolher o melhor cineasta de 2012. Depois de muito pensar , optamos  pelo francês Hazanavicius, que trouxe à memória em O Artista  a vigorosa era do cinema preto e branco e mudo e arrebatou diversos prêmios em todo o mundo.

2. Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabrett)
3. Ang Lee – (As Aventuras de Pi)
4. J.A.Bayona (O Impossível)
5. Radu Mihaileanu (A Fonte das Mulheres)

Melhor Filme:
10. Além da Liberdade (The Lady)
Uma mulher na luta pela implementação da democracia na Birmânia. Baseado em uma história real, o filme de Luc Besson traz à tona os abusos de uma nação ainda hoje dominada pelo militarismo e é ancorado pela ótima dupla de protagonistas, a malaia Michelle Yeoh e o britânico David Thewlis.
9.  A Fonte das Mulheres (la Source des Femmes)
Um grupo de mulheres resolve fazer greve de sexo para que maridos e companheiros contribuam nos braçais serviços cotidianos, em detrimento às regras doutrinais do alcorão.  Dirigida pelo romeno Radu Mihaileanu, A Fonte das Mulheres é uma dramédia leve e cativante sobre a machista cultura muçulmana e seus costumes.
8. Cairo 678 (Cairo 678)
Outra produção sobre a luta feminina em uma nação islâmica. Três mulheres , de diferentes classes sociais e níveis de instrução, levantam-se contra os abusos sexuais sofridos por elas diariamente em terras egípcias.Cairo 678 é mais que um filme denúncia, é um grito de clamor em uma nação rodeada pela miséria e opressão.
7. A Papisa Joana (Die Papstin)
Oitocentos e trinta anos após o nascimento de Cristo, o posto maior da Igreja Católica é assumido por uma mulher. Travestida secretamente como homem, a personagem segue dividida entre seu chamado ministerial e uma paixão não resolvida por um conde. Dirigido por Sönke Wortmann, a super produção — co-produzida pela Inglaterra, Alemanha , Italia e Espanha — está bem acima de outras do gênero épico e seguramente pode ser considerada uma das melhores lançadas em 2012.
6. O Que eu Mais Desejo (Kiseki)
Com um caráter lúdico e com singular sutileza, o cineasta japonês Hirokazu Kore-Eda comandou em 2012 esse belo longa infantil sobre a esperança de que dias melhores estarão por vir.  Depois que os pais se separam, dois irmãos, influenciados por uma lenda, partem para determinado ponto do Japão para presenciarem o cruzamento de dois trens balas — tal evento supostamente concede aos que o presenciam seus desejos mais almejados.
5. Um Tira Acima da Lei (Rampart)
Um dos personagens mais notáveis do ano , o truculento oficial Dave Brown (Woody Harrelson) é capaz de matar a sangue frio qualquer um que se coloca em seu caminho, entretanto quando sua filha mais velha passa a confrontá-lo ele humaniza-se assustadoramente. O talento de Harrelson e a competente direção de Oren Moverman são os principais trunfos deste ótimo drama policial que ganha o quinto lugar no nosso ranking.
4. O Impossível (The Impossible)
Baseado em uma história real, o drama dirigido pelo cineasta J.A. Bayona foi uma das grandes surpresas lançadas no final deste ano. Uma família que é separada pelo tsunami que em 2004 atingiu o continente asiático. Contando com as excelentes atuações de Naomi Watts, Ewan McGregor e a revelação Tom Holland, O Impossível  – mesmo com um assumido caráter maniqueísta, garante o seu espaço entre os filmes mais brilhantes do ano.
Responsável por clássicos como Touro Indomável e Cabo do Medo, Martin Scorsese agradou com a aventura do menino que vive e circula entre as paredes de uma estação parisiense e é o mantenedor dos relógios do local. Com  bastante apuro técnico e  na sua tentativa de prestar uma homenagem a sétima arte, a obra de Scorsese é de encher os olhos.
2. As Aventuras de Pi (Life of Pi)
Ang Lee é um dos diretores mais versáteis de Hollywood. Das irmãs em busca do amor verdadeiro de Razão e Sensibilidade , aos lutadores de kung-fu em O Tigre e o Dragão, passando pelos caubóis de O Segredo de Brokeback Mountain e finalmente no apuro visual de As Aventuras de Pi — poucos foram os realizadores que se aventuraram pelos mais variados estilos e gêneros. Baseado no romance homônimo escrito por Yann Martel , o longa toca em inúmeros assuntos com pontual sutileza, além de ser uma demonstração sobre como o uso do 3D pode ser utilizado a favor da narrativa , não restringindo-se à beleza plástica do produto.
O Artista (The Artist)
Um ator que enfrenta a decadência com a chegada da sonorização ao cinema,
 paralelamente a ascensão de uma novata que se torna a musa da nova era da sétima arte. Co-produção francesa e belga,  o sensacional O Artista apesar de não ter sido um grande sucesso de bilheteria encantou meio mundo e foi aclamado por onde foi exibido. A Acadêmia de Hollywood também reconheceu o potencial do filme , agraciando-o com cinco estatuetas do Oscar, entre elas a de melhor filme.


Entre no Blog CinePrise e vote, ainda dá tempo e eu recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário