terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Kinect pode ser usado para medir massa de astronautas em gravidade zero



Uma pesquisa de um grupo de cientistas na França com outro na Itália pode levar o Kinect para o espaço e fazê-lo ser consideravelmente útil. Eles conseguiram desenvolver uma alternativa a um método de medir a massa de astronautas que era usado desde 1965.

Kinect (Foto: Divulgação)Kinect (Foto: Divulgação)



Os responsáveis pelo desenvolvimento são o cientista Carmelo Velardo, da Eurocom, em parceria com alguns dos seus colegas do Centro de Robótica Humana Espacial do Instituto Italiano de Tecnologias. Eles criaram um sistema que faz um modelo 3D do corpo do astronauta e calcula, com base nas dimensões dessa imagem e de outros 28 mil exemplos de pessoas, qual a massa dela. Esse sistema tem margem de erro de 2,7 kg e pode calcular a massa com até 97% de precisão, estatísticas que são comparáveis ao método atualmente usado.
Um cientista da própria NASA, John Charles, responsável pela pesquisa humana da agência, disse que a técnica parece ser viável, mas precisa de ajustes. É necessário inserir cálculos no sistema para compensar, por exemplo, a mudança de densidade do corpo dos astronautas, já que a microgravidade de corpos celestes movimentam água dentro deles.
Devido do alto custo de se enviar novos equipamentos à estação, no entanto, a NASA ainda não tem uma data para quando o novo sistema de monitoramento de massa será instalado.Esse sistema, no entanto, seria bem mais econômico em termos de espaço, se comparado com o atual, diz Velardo. Ele garante que o sistema é “algo que pode ser facilmente instalado nas paredes da estação espacial e poderia liberar bastante espaço para outros experimentos ou equipamentos”.
Via TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário