terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O futuro está (quase) aqui: em 2012, teremos Kinect para Windows

Esta matéria foi publicada no site Guia do PC, e achei interessante. Segue abaixo matéria na íntegra. Leia e comente:



Estamos muito perto de poder proferir a célebre frase “O futuro está aqui” com reais motivos. A interface dos computadores, e aqui não importa se é um desktop, notebook, tablet ou celular, esteve sempre em evolução. Compare o Windows 95 com o Windows 7. Um Sony Ericsson de 1997 com um iPhone. O avanço é inegável mas, ainda assim, pequeno. As interfaces gráficas não passam de botões e janelas que precisam ser acessados para vermos alguma coisa. A interação entre homem e máquina, é essencialmente a mesma desde o surgimento das interfaces gráficas e o mouse, em 1984.
No entanto, a Microsoft (quem diria, logo ela), está prestes a mudar isso. O Windows 8, que está em desenvolvimento, mais uma vez trará uma evolução na interface gráfica, que será a mesma tanto em PCs como em tablets. Ou seja, você poderá usar tanto o mouse, quanto seus dedos para interagir com o computador. Mas o que você acharia se pudesse dispensar isso e se valer apenas de movimentos para controlar o seu Windows? É exatamente isso que acontecerá!



A empresa anunciou, em seu blog oficial, em um post com o sugestivo título “Construindo o Futuro“, que está trabalhando em um port do Kinect para o Windows já para o próximo ano! Muito provavelmente para coincidir com o lançamento oficial do Windows 8. O Kinect, acessório para o console de games Xbox 360, foi o típico caso “atirou no que viu, acertou no que não viu“. A Microsoft, que não é exatamente famosa por ser inovadora e revolucionária (né, Apple?), lançou o seu sensor de movimentos sem nenhuma intenção de usá-lo fora da plataforma de games. Porém, a comunidade de desenvolvedores apaixonados por tecnologia, viu um mar de possibilidades no aparelhinho da empresa de Gates, e hoje há planos de usá-lo em áreas como saúde e educação.
Logo, não custou a aparecer uma série de hacks com os mais variados usos do sensor. Gente simplesmente brincando. Brincando de fazer hologramas, de se tornar invisível, de mapear seu quarto em 3D, de acender lâmpadas com gestos ou até mesmo, controlar o Mário com o próprio corpo. A Microsoft, que não é boba nem nada, fomentou que os hackers trabalhassem de graça pra ela, liberando um SDK oficial, abrindo espaço para a divulgação de projetos e lançando o Kinect Accelerator, que dará kinects, xboxes, espaço para trabalho e 20 mil dólares para os dez melhores projetos envolvendo o sensor de movimento. No vídeo abaixo, veja algumas coisinhas que já foram feitas com ele:




No Kinect para PC/Windows, o cabo USB será menor, para aumentar a confiabilidade dos dados transmitidos. O conector também será pequeno, para evitar aqueles transtornos com pendrives e modens 3G que tomam muito espaço. A câmera do dispositivo será otimizada, por meio de uma atualização no firmware, para detectar com precisão gestos e objetos que estejam a menos de 50 cm de distância. Isso faz bastante sentido, já que a maioria de nós não fica muito longe da tela do computador. Com tudo isso: um gadget revolucionário, incentivo para desenvolvimento e um mercado promissor, o Kinect para Windows tem tudo para dar certo!
Neste caso sim, haverá uma significativa evolução na interface. Não só na interface, mas no fator mais importante: na interação entre homem e máquina. Usar gestos para alternar entre programas, “tocar” em ícones e botões, dar zoom, rotacionar, comandos de voz que o sistema entenda, etc… Nessa hora, poderemos sim dizer: é, o futuro chegou. E EU TÔ NELE, MÃE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário